Perguntas Frequentes

A causa mais comum é a hereditária (genética) e os homens são os mais afetados. Embora existam várias causas de queda de cabelo, ao redor de 90% do total de perda capilar é causada por uma doença conhecida como Alopecia Androgenética, em que há maior sensibilidade à ação hormonal da di-hidrotestosterona, o que estimula o afinamento dos fios. Após o seu início, em geral, o que ocorre é um quadro lento e progressivo de perda capilar.

Naturalmente, o cabelo cresce em grupos chamados unidades foliculares. Cada unidade folicular possui de 1 a 4 fios. O transplante folicular é a técnica que proporciona o efeito mais natural e com maior rendimento, porque envolve a coleta de unidades foliculares de uma área doadora (na parte posterior e / ou nos lados da cabeça, conhecida como região occipital), onde o cabelo é geneticamente programado para crescer durante toda a vida, e sua posterior transferência para a área calva sem que ele afine com o tempo. Quando se fala em transplante unidade folicular por unidade folicular, isso se refere à colocação dos fios com o máximo de naturalidade um a um, e não utilizando as técnicas antigas (conhecidas como cabelo de boneca). Assim, os fios são colocados na área calva reproduzindo exatamente como eram os fios originais, sendo colocados os fios com características semelhantes aos originais com o máximo de densidade e reproduzindo a angulação prévia para que os fios possam ser penteados da mesma maneira que os originais.

Com a grande evolução da técnica cirúrgica para a restauração capilar ocorrida nos últimos anos, as unidades foliculares são produzidas através do uso de potentes microscópios estereoscópicos, para minimizar qualquer perda de cabelos, sendo que o preparo das unidades foliculares é realizado durante a cirurgia pelas assistentes cirúrgicas especificamente treinadas para essa função. Microscópios são particularmente eficazes para pacientes que têm cabelos grisalhos, uma vez que a ampliação torna muito mais fácil a visualização desses fios durante a dissecção.

Essa resposta depende de quantos fios já foram perdidos, depende da densidade capilar do paciente e da avaliação da sua área doadora. Cada caso é individualmente avaliado, para avaliação das expectativas do paciente, da área a ser preenchida por novos fios e de quantas unidades foliculares o paciente pode doar (avaliação da área doadora). A ideia é sempre colocar o maior número possível de fios por sessão. A maior parte dos pacientes realiza apenas uma sessão. Nos casos mais evoluídos, faz-se a programação para a segunda sessão após 1 ano da realização da primeira sessão.

Um bloqueio anestésico locorregional que é administrado em conjunto com um sedativo leve, que deve eliminar o desconforto durante o procedimento de transplante capilar. O desconforto durante o pós-operatório é controlado com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios nas primeiras horas após a cirurgia. A grande maioria dos pacientes relata que o processo é confortável, tanto durante como após a cirurgia. Anestésicos locais são utilizados durante o procedimento. Após a cirurgia é fornecido um esquema de analgesia para a prevenção da dor ao paciente, para os primeiros dois dias de pós-operatório.

O risco cirúrgico é muito baixo. Trata-se de uma cirurgia simples, não se faz necessária a aplicação de anestesia geral, apenas anestesia local e leve sedação. A peculiaridade dessa cirurgia consiste em seu caráter artesanal (os fios são colocados um a um), pois a mesma equivale à criação de uma obra de arte, já que o processo é totalmente artesanal para que os fios restaurados tenham a aparência mais natural possível. E é exatamente por ser uma cirurgia artesanal, que sua duração média é de 6 a 8 horas, por isso é que se realiza a sedação leve, pensando no conforto total do paciente.

Seu novo cabelo começará a crescer definitivamente dentro de 2-3 meses.

Sim. O cabelo transplantado é removido de uma área do corpo (área doadora) e transferido para outra (área receptora). O folículo transplantado não é “rejeitado” pois não é estranho ao organismo. Além disso, os fios nunca afinarão, pois preservam a memória da área doadora, garantindo um resultado prolongado da cirurgia.

Não, pois os folículos transplantados preservam a "memória" genética da região doadora, ou seja, mesmo sendo transplantado para a área calva, não afinam ou caem com o tempo.

Existem medicamentos que são aprovados pelo FDA para tratar a perda de cabelo padrão androgenética, incluindo Minoxidil (Rogaine), que é uma medicação tópica para homens e mulheres e Finasterida (Propécia), medicamento via oral. Embora esses medicamentos possam retardar e até interromper a progressão da perda capilar, em grande número de casos ocorre queda mesmo com a medicação, o que faz com que a cirurgia de Transplante Capilar seja a melhor solução para os casos mais avançados de Calvície/ Alopécia.

Por se tratar de cirurgia com baixo risco cirúrgico, não há idade mínima para sua realização e nem está restrita a determinada faixa etária. Muitas vezes, vale a pena esperar um pouco mais a definição do quadro de perda capilar para a realização da cirurgia nos pacientes mais jovens, o que é avaliado durante a consulta médica.

Uma resolução do CRM veta a divulgação de valores de procedimentos médicos através de sites e /ou e-mails, o que impossibilita esse tipo de informação. Além disso, cada paciente é único, e precisa ter seu caso cuidadosamente avaliado em consultório para que se entenda sua necessidade e o tamanho da cirurgia a ser realizada.

Saindo do centro cirúrgico o paciente terá uma pequena noção do resultado da cirurgia, já que as unidades foliculares são transplantadas com os fios longos, em até 30 dias esses fios transplantados caem, permanecendo no couro cabeludo as unidades foliculares que em até 90 dias produzirão novos fios. Quando esses fios começarem a crescer, seguirão o ritmo de crescimento normal dos cabelos do paciente, ou seja, 1 centímetro por mês. A visibilidade do resultado ocorre de forma gradativa, conforme os fios crescem. Entre o 5º e 7º mês, nota-se grande diferença em termos de repilação e perto do 9º mês o resultado já estará bem próximo do final.

Agende Uma Consulta

E dê o primeiro passo para recuperar a confiança e a beleza dos seus cabelos!

Jundiaí

Rua Campos Sales, 464 Vila Boaventura- SP

Itatiba

Rua Comendador Franco 701, sala C, Centro – D’arc Boulevard 
 

Copyright © 2024 Dr. Alexandre Ferrari