A calvície é um fator predominante na insatisfação com a autoimagem de homens e mulheres e por isso é frequente a procura de tratamentos que ofereçam resultados rápidos e duradouros. O transplante capilar se tornou a melhor alternativa nesses casos. Você já ouviu falar sobre esse procedimento? Não? Então conheça agora:
O transplante capilar é uma técnica cirúrgica que consiste na retirada de fios de cabelo do próprio paciente e na recolocação destes mesmos fios em áreas calvas. A extração dos fios é realizada em áreas mais densas e saudáveis da cabeça e/ou outras partes do corpo, portanto, não causa nenhum prejuízo as áreas doadoras. Esse procedimento é considerado indolor, e geralmente é feito sob bloqueio anestésico local e leve sedação.
O médico tricologista cuidadosamente retirará cada unidade folicular direto do couro cabeludo. Os fios da área doadora são resistentes à queda devido a sua predisposição hormonal e genética, e quando transplantados, mantém suas características originais, e é por isso que o procedimento é considerado definitivo.
O número de unidades foliculares transplantadas varia de caso para caso, porém a maioria dos procedimentos podem ser finalizados em apenas uma sessão, podendo durar de 8 a 12 horas e o paciente é liberado para casa no mesmo dia.
O transplante pode ser realizado em homens e mulheres após a avaliação e a indicação precisa do médico tricologista, nos mais diversos casos envolvendo as alopecias (perda dos cabelos), e nos indivíduos que não obtiveram resultados satisfatórios em outros procedimentos prévios e com os tratamentos medicamentosos. O paciente é submetido a uma avaliação pré-operatória específica antes da realização do procedimento.
Apesar de ser considerado um procedimento simples, as orientações e o acompanhamento do médico no pós-operatório devem ser seguidas à risca para que o paciente seja liberado as suas atividades cotidianas o mais breve possível, assegurando também a satisfação nos resultados futuros.